Pré-inscrições
em Breve!
Mantenha-se atento!
Bem-vindo/a ao
Programa dos Detetives das Emoções - Versão Centrada na Criança!
Versão Centrada nas Crianças do Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico de Perturbações Emocionais em Crianças (PU-C/C)
O que é?
O PU-C/C ou Programa dos Detetives das Emoções - Versão Centrada na Criança, é um programa de intervenção psicológica destinado a crianças dos 7 aos 12 anos que apresentem problemas de ansiedade e/ou depressivos. Tem o objetivo de ajudar as crianças a melhor lidarem com as emoções intensas.
Ao participarem no programa, as crianças aprendem diversas estratégias de regulação das emoções ao lado da Nini, do Edgar, da Ana e do Sebastião - os Detetives das Emoções do Caderno de Atividades da criança! Tal tem o objetivo de as próprias crianças se tornarem verdadeiras "Detetives das Emoções" - ou seja, especialistas na identificação e regulação das suas emoções fortes e desconfortáveis.
Para quem?
-
Podem participar no programa crianças dos 7 aos 12 anos de idade com queixas principais de ansiedade e/ou de humor depressivo.
-
A participação no programa inclui ainda pelo menos um dos pais/cuidadores da criança.
Qual a duração?
-
O programa é composto por 15 sessões semanais e em grupo para crianças;
-
Os grupos serão constituídos por 5 a 7 crianças;
-
As sessões têm uma duração prevista de 90 minutos. As sessões são iniciadas em grande grupo (crianças + pais); os pais ausentam-se nos 60 minutos seguintes, sendo fornecido material de leitura sobre temáticas relevantes do programa. A sessão termina com os pais e as crianças presentes;
-
Realizar-se-ão ainda 3 sessões adicionais destinadas exclusivamente aos pais, focadas em estratégias para ajudarem os seus filhos;
-
O programa é aplicado por duas profissionais de saúde mental com formação específica no programa.
Como são as sessões?
-
As crianças e os pais irão aprender estratégias de aceitação e regulação emocional e os pais aprenderão estratégias para apoiarem os filhos em situações difíceis;
-
As técnicas e procedimentos usados neste programa foram amplamente estudadas e são utilizadas na prática clínica -advindas nomeadamente das terapias comportamentais, cognitivo-comportamentais e das terapias baseadas na aceitação e mindfulness;
-
Todas as sessões estão descritas no Manual do Terapeuta e os materiais adicionais e exercícios para os pais e para as crianças encontram-se no Caderno de Atividades que será disponibilizado aos participantes.
Quais são os benefícios?
-
Espera-se uma redução dos problemas de ansiedade e depressão das crianças e o desenvolvimento de estratégias por parte dos pais para melhor ajudarem os seus filhos;
-
Ao participar no programa, estará simultaneamente a contribuir para o desenvolvimento da investigação em psicologia em Portugal. Esta investigação pretende validar uma versão adaptada do programa PU-C para a população portuguesa.
Qual é o custo?
-
A participação dos pais e das crianças é totalmente gratuita.
O que é pedido?
-
Pede-se que os pais e as crianças estejam presentes nas 15 sessões e que preencham um conjunto de questionários antes, durante e depois da intervenção e que estejam presentes numa entrevista final;
-
Os pais e as crianças podem desistir do programa a qualquer momento sem sofrerem qualquer penalização.
Onde e quando serão realizadas as sessões?
Pré-inscrições
em Breve!
Mantenha-se atento!
As sessões serão realizadas no
Serviço à Comunidade da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa (FPUL): Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa;
E noutros locais da zona metropolitana de Lisboa a designar.
Prevê-se o início de uma nova fase do estudo com novos grupos no começo do ano letivo 2022/2023.
O que significa ser um programa "transdiagnóstico" e "unificado"?
Este programa de intervenção é considerado transdiagnóstico uma vez que é pensado para qualquer problema ou dificuldade do foro emocional. É, assim, diferente da maioria dos programas de intervenção que se focam exclusivamente num único problema ou dificuldade.
Consideramos ainda este protocolo “unificado” porque inclui diferentes estratégias das terapias comportamentais, cognitivo-comportamentais e das terapias baseadas na aceitação e mindfulness (terapias de 3ª geração).
O que difere esta Versão Adaptada da Original?
A equipa de investigação do PU-C de Lisboa criou uma nova versão do programa. Esta versão adaptada (PU-C/C) difere da original apenas na medida em que é maioritariamente centrada na criança. No entanto, a presença dos pais continua a ser essencial, sendo que estes funcionarão como "coterapeutas", participando no início e no final das sessões e auxiliando as tarefas a serem completadas em casa.
Os pais irão ter acesso a informação escrita em todas as sessões do grupo de crianças. Por último, realizar-se-ão 3 sessões dedicadas exclusivamente aos pais.
O que sabemos sobre a eficácia do PU-C?
O Protocolo Unificado para Crianças foi desenvolvido por um grupo de investigação da Universidade de Miami, nos Estados Unidos da América. Os resultados até ao momento conhecidos demonstram-se bastante promissores, apoiando a sua eficácia.
Não existem, ainda, estudos de validação e adaptação do PU-C na Europa. Neste contexto, uma equipa de investigação em Portugal, envolvendo as Faculdades de Psicologia das Universidades de Coimbra e de Lisboa tem como objetivo a validação deste programa para a população portuguesa e a exploração da eficácia de algumas versões adaptadas. Por todas estas razões, estas investigações revelam-se inovadoras a nível Europeu e Mundial.
Outros Projetos em Desenvolvimento em Portugal - Rede PU-C
(brevemente)
Equipa Principal: Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa
Ana Maria Pereira
Psicóloga Clínica pela OPP.
Experiência de intervenção com crianças e adolescentes.
Doutoranda em Psicologia Clínica na Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Investigadora Principal do estudo e
Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com o projeto "Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico de Perturbações Emocionais em Crianças – Versão Centrada na Criança: Estudo da aceitabilidade e eficácia numa amostra de crianças portuguesas" [2020.06835.BD].
Investigadora do projeto "Unified Protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders in children: A multicenter study to assess the acceptability, feasibility and efficacy of a blended format of the program in Portugal".
[PTDC/PSI-GER/0689/2020].
Ana Isabel Pereira
Psicóloga Clínica pela OPP, Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde (especialidade avançada em Psicoterapia).
Professora Associada da Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa.
Investigadora do CICPSI.
Orientadora da presente investigação.
Vasta experiência na intervenção clínica, investigação e orientação de projetos de investigação com crianças e famílias.
Investigadora Principal do projeto "Unified Protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders in children: A multicenter study to assess the acceptability, feasibility and efficacy of a blended format of the program in Portugal." [PTDC/PSI-GER/0689/2020].
Bruna Paulino
Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde.
Psicóloga na Consulta de Psicologia Pediátrica do Serviço à Comunidade da FPUL.
Rede PU-C: Equipa do CINEICC, Faculdade de Psicologia, Universidade de Coimbra
Brígida Caiado
Psicóloga Clínica pela OPP.
Experiência de intervenção com crianças e adultos.
Investigadora no CINEICC.
Doutoranda em Psicologia Clínica e da Saúde pela FPCEUC.
Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com o projeto "Protocolo Unificado para o tratamento transdiagnóstico das perturbações emocionais das crianças (PU-C): Estudo de aceitabilidade, viabilidade e eficácia do programa em Portugal" [SFRH/BD/147848/2019]
Investigadora do projeto "Unified Protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders in children: A multicenter study to assess the acceptability, feasibility and efficacy of a blended format of the program in Portugal." [PTDC/PSI-GER/0689/2020].
Ana Carolina Góis
Psicóloga Clínica pela OPP. Experiência de intervenção com crianças.
Investigadora no CINEICC.
Doutoranda em Psicologia Clínica e da Saúde pela FPCEUC.
Bolseira da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) com o projeto "Desenvolvimento e estudo de eficácia da versão Stepped-Care do Protocolo Unificado para Crianças: Um programa de intervenção para pais e crianças com perturbações emocionais" [2020.09015.BD].
Investigadora do projeto "Unified Protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders in children: A multicenter study to assess the acceptability, feasibility and efficacy of a blended format of the program in Portugal." [PTDC/PSI-GER/0689/2020].
Helena Moreira
Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela OPP.
Doutorada em Psicologia da Saúde pela FPCEUC.
Professora Auxiliar da FPCEUC.
Membro Integrado do CINEICC.
Investigadora Principal do projeto "Unified Protocol for transdiagnostic treatment of emotional disorders in children: A multicenter study to assess the acceptability, feasibility and efficacy of a blended format of the program in Portugal." [PTDC/PSI-GER/0689/2020].
Maria Cristina Canavarro
Psicoterapeuta e Supervisora Cognitivo-Comportamental; Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, Psicoterapia e Intervenção Precoce pela OPP.
Professora Catedrática da FPCEUC.
Investigadora e coordenadora do CINEICC e do Grupo de Investigação RD&S.
Membro da Comissão de Ética para a Investigação Clínica Nacional (CEIC).
Consultora
Jill Ehrenreich-May
Professora Associada no Departamento de Psicologia da Universidade de Miami (EUA).
Autora do Protocolo Unificado para o Tratamento Transdiagnóstico das Perturbações Emocionais em Crianças e Adolescentes.